sexta-feira, 20 de junho de 2008

O DMLU

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana foi criado como autarquia pela
Lei nº 4080, de 15 de dezembro de 1975, a partir da Divisão de Limpeza Pública, vinculada à Secretaria de Obras e Viação, com o objetivo de melhor desempenhar a realização dos serviços de limpeza pública da cidade de Porto Alegre.

No início da década de 90, o DMLU adotou o Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos, onde são estabelecidas novas diretrizes no manejo dos resíduos, com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado pelos mesmos.

A partir da consolidação do Sistema de Gerenciamento Integrado, o DMLU vem elaborando e implantando vários projetos orientados para a coleta, o tratamento e a destinação diferenciados dos resíduos sólidos e, também, ações de educação ambiental para sensibilizar a população sobre a importância do tema.

O Código Municipal de Limpeza Urbana, Lei Complementar nº 234/90, é o instrumento legal que define as competências da Autarquia e disciplina a relação da população face a geração de resíduos.

O DMLU tem cerca de 1.615 servidores próprios, mas trabalha ainda com a colaboração de outro tanto de funcionários vinculados a cooperativas e/ou empresas contratadas. Eles estão distribuídos por 12 seções e 27 capatazias estrategicamente espalhadas pela cidade.

A sede administrativa está localizada na avenida Azenha nº 631 (CEP 90160-001).

Além das coletas - especial, domiciliar e seletiva -, o DMLU limpa "focos de lixo" e realiza também a varrição e a capina das vias públicas, a pintura de meios-fios, roçadas em taludes e beira de estradas (roçadeira mecanizada), os mutirões de limpeza, a lavagem de logradouros públicos, a limpeza de praias e a zeladoria e manutenção dos sanitários públicos.

Após as coletas, o DMLU se encarrega de dar a destinação adequada aos resíduos. O lixo seco é dividido entre as Unidades de Triagem, para reaproveitamento e reciclagem; os resíduos da construção civil são destinados aos aterros de inertes, e o lixo domiciliar é encaminhado à Estação de Transbordo da Lomba do Pinheiro, onde uma pequena parte passa pela Unidade de Triagem e Compostagem e o resto segue para o Aterro Sanitário do município de Minas do Leão.

O corpo diretivo do DMLU conta com a seguinte nominata:

Direção-Geral
Mário Fernando dos Santos Moncks

Assessoria Técnica
Carlos Vicente Bernardoni Gonçalves

Supervisão Operacional
Adelino Lopes Neto

Supervisão Administrativo-Financeira
Raul Jardim Cabral

Divisão Financeira
Zurimar Ildo Scudiero

Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e Reciclagem (DSR)
Jairo Armando dos Santos

Divisão de Recursos Humanos (DRH)
Maria da Glória Cardoso Dias

Divisão Administrativa (DA)
Roberto Allendorf Martins

Divisão de Limpeza e Coleta (DLC)
Régis Fagundes Galvão (em exercício)

Divisão de Destino Final (DDF)
Arceu Bandeira Rodrigues

Divisão de Apoio Operacional (DAO)
Jairo Armando dos Santos (interino)

Coordenação do Serviço de Fiscalização
Euclides Amaral de Jesus

Coordenação do Departamento Jurídico (SEJUR)
José Flávio da Silveira

Supervisão de Comunicação Social
Roberto Alves d´Azevedo

Telefone para contato: (51) 3289 6999

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